sábado, 30 de março de 2013

A REMODELAÇÃO E A ASTROLOGIA


Está escrito, nos Astros, que este Governo já não tem salvação. Qualquer reles Astrólogo vê isso!

Passos Coelho, porém, no que ao signo diz respeito, está entre o Caranguejo e o Leão e, portanto, teimoso e obstinado por natureza, vai ainda tentar sobreviver, avançando com uma Remodelação.

Após o Tribunal Constitucional pôr as “cartas” em cima da mesa, o Primeiro-Ministro irá promover uma “sessão” com Paulo Portas e, de seguida, fará uma comunicação ao país.

Dirá, mais uma vez, que tudo vai no rumo certo, blá, blá, blá… e que, após ter ganho a confiança dos parceiros internacionais, é agora a altura de começar a preparar o período pós-Troika.
Anunciará, então, que esta nova fase implica uma aposta no crescimento e na criação de emprego, pelo que, de acordo com o parceiro da Coligação, irá proceder a um reajustamento da orgânica e da equipa ministerial.

Astrólogos, Tarólogos, Kármicos, Videntes, Bruxos e quejandos, quando consultados, foram unânimes ao afirmarem que nada aponta para a saída de Vitor Gaspar, bem pelo contrário, Passos Coelho até gostaria de apostar num Ministério da Economia e Finanças, ao que se opõe Paulo Portas, a não ser que o Emprego passe para Mota Soares.

Segundo se vislumbra nos Astros, o Álvaro regressa ao Canadá para escrever mais um livro, voltando daqui a cinco anos, enquanto Relvas vai ter a oportunidade, já anunciada pelo Ministro da Educação, de voltar à Lusófona para fazer as 32 cadeiras que lhe foram irregularmente atribuídas.

Para além disto, as “estrelas” dizem uma coisa, enquanto, o que se lê nas “cartas” é outra.
Quiçá seja criado um novo Ministério para a Indústria, o Comércio e a Inovação (ou talvez não); o Ministério da Agricultura pode vir a ser desdobrado e a Ministra pode meter licença de parto… enfim, mais do mesmo…

Uma conceituada Astróloga Kármica afiançou que o problema de Passos Coelho é o facto de o Leão ser regido pelo Sol e do elemento associado ser o Fogo, o que, obviamente, justifica muito do seu comportamento, visto que “os Leões vivem a vida saltando de cabeça, sem se preocuparem se a meta é realista ou prática”.

 - Previsões são previsões – diz Vitor Gaspar – e, portanto, é natural que nada disto bata certo e que o Ministro das Finanças, durante mais algum tempo, continue sem acertar uma.

Já agora, Vitor Gaspar é Escorpião cujo elemento associado é a Água.
Afinal a Astrologia…

quinta-feira, 28 de março de 2013

NARRATIVA



Durante dois anos, o actual Governo foi justificando toda a sua acção política, a partir da situação que diz ter herdado, culpabilizando José Sócrates e, descrevendo os factos como muito bem entendeu e de forma indiscutível.

José Sócrates, ao entrar hoje em cena, abordou a sua governação de forma muito inteligente, não se afirmando como detentor absoluto da verdade mas, tão simplesmente, apresentando aos portugueses uma outra NARRATIVA (a sua, obviamente) dos acontecimentos que então ocorreram e das várias razões e dos vários protagonistas que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a queda do Governo e para o pedido da intervenção da Troika.

Esclarecer o que se passou, permitindo que cada um faça os juízos de valor que entenda, é democraticamente correcto e, talvez, ajude o Governo a alterar a NARRATIVA, relativamente à responsabilidade da acção política dos últimos dois anos.



Narrativa – Relato de um acontecimento ou conjunto de acontecimentos, reais ou imaginários, com a intervenção de uma ou mais personagens, num espaço e num tempo determinado.

domingo, 24 de março de 2013

FOLAR DA PÁSCOA – Curiosidade





De acordo com a lenda, inicialmente, o Folar da Páscoa chamava-se “folore” porque, Santa Catarina, para dar um sinal de satisfação a um pedido que lhe fora feito por uma donzela indecisa na escolha do noivo, fez aparecer, no Domingo de Ramos, em casa da sua devota, bem como nas dos seus pretendentes, um grande bolo com ovos inteiros, rodeado das flores que aquela tinha posto, junto ao altar da Santa.
A jovem pode então escolher aquele que mais lhe agradava sem que tivesse daí resultado a receada luta entre eles, graças à intervenção da Santa Catarina.

O Folar celebra a amizade e a reconciliação, sendo tradicional, em muitos locais, os Afilhados levarem flores aos Padrinhos no Domingo de Ramos e estes, retribuírem com um folar, no Domingo de Páscoa.

                                                                                                                                (Texto síntese de pesquisa na net)


terça-feira, 19 de março de 2013

AS BOÇALIDADES DE BELMIRO DE AZEVEDO




Belmiro de Azevedo, em Vila Nova de Gaia, no chamado Clube dos Pensadores, considerou que “sem mão-de-obra barata não há emprego”, acrescentando que os protestos sociais têm sido um “Carnaval mais ou menos permanente” e que – disse ainda – “enquanto o povo se manifesta, a gente pode dormir descansado”.

Ao ouvi-lo, lembrei-me da Condição Humana…

O homem nasce, cresce e morre.
Faz escolhas e procura ser senhor do seu destino. Todavia, a dado momento da sua existência, muitas coisas deixam de depender dele.
“Falha, erra, é frágil, engana-se, sofre”.

A Condição Humana, analisada à luz das experiências vividas mostra, segundo Heidegger, “a experiência da caminhada para a morte” ou, no dizer de Jasper, a “fragilidade do ser”.

Belmiro de Azevedo tem o mérito que tem, mas, a sua aleivosia com a sua própria origem é uma evidência.
Só a degradação da sua Condição Humana pode justificar as boçalidades que proferiu, naquele dia, no Clube dos Pensadores.




segunda-feira, 18 de março de 2013

FARIA HOJE CEM ANOS!


Meu Pai foi, toda a sua vida, um lutador.

Oriundo de uma modesta família, frequentou o Curso Industrial e foi tipógrafo.
Rapidamente, progrediu na profissão, passando de aprendiz a meio-oficial, depois a oficial, atingindo, muito novo, a categoria de Encarregado numa então grande gráfica de Lisboa.
Daí a ser convidado para Gerente de uma tipografia na Baixa pombalina foi um instante.
O patrão prometeu-lhe sociedade, se fossem atingidos determinados objectivos mas, no final do ano, apesar do resultado alcançado ter sido bem melhor do que o previsto, roeu a corda e adiou a entrada para a sociedade para o ano seguinte.

Homem de palavra e indignado com esta atitude, não só não aceitou tal decisão, como saiu porta fora, avançando para a instalação de uma pequeníssima tipografia, numa casa que tínhamos no fundo do quintal.

Paralelamente, à sua vida profissional, o meu Pai lia imenso e frequentava, assiduamente, o Clube Recreativo do bairro, onde era Director.
Teatro amador, torneios de cartas, ping-pong, ou os bailaricos de sábado à noite tinham sempre a sua “mãozinha” e a sua permanente presença.

As naturais dificuldades no início da sua “oficina”, eram colmatadas com intenso trabalho, de tal ordem que se viu na necessidade de deixar de ser dirigente do Clube, cujas traseiras davam, exactamente, para o quintal onde montara a tipografia.

Recordo, que ele me contou, que no primeiro sábado em que não pode ir ao bailarico, porque foi preciso fazer serão, ia trabalhando e ouvindo a Banda tocar, ao mesmo tempo, dizia ele, que algumas lágrimas lhe rolavam pelo rosto.

No princípio, as dificuldades foram grandes, mas ele, que se fosse vivo, faria hoje cem anos, nunca desistiu e, graças à sua capacidade de luta, ao seu espírito empreendedor e à sua perseverança, nunca desistiu e venceu.

É, pois, com gratidão, que recordo, aqui e agora, o seu exemplo.

Carcavelos, 18 de Março de 2013


sexta-feira, 15 de março de 2013

UM PANO ENCHARCADO NAS TROMBAS…


O Ministro das Finanças, rodeado pelos seus Secretários de Estado, com o seu habitual ar cândido, montou uma conferência de imprensa, para nos anunciar que este sétimo exame da Troika tinha sido mais difícil, mas que tudo estava a decorrer como previsto.
É preciso ter lata!!!

Com o Desemprego a correr já acima dos 18%, com uma crescente Dívida Pública que irá ultrapassar os 120% em 2013, com três anos consecutivos de Recessão, cujo valor acumulado passa os 7% e, sem sequer atingir a meta do défice, que afinal se situou nos 6,6% contra o acordado de 5% (antes estabelecido em 4,5%), Vitor Gaspar já não engana ninguém, com os seus malabarismos técnicos, ao nível da linguagem, anunciando todo o fracasso da governação como se estivesse a ler um relatório de auditoria por ele produzido acerca das medidas de um Governo, de que ele não faz parte.

Afinal, o que distingue Vitor Gaspar do célebre Artur Baptista da Silva?

O segundo era um simples aldrabão, enquanto o Ministro, para além disso, tem um comportamento hipócrita e insensível, continuando a correr para a frente, até que seja detido, procurando disfarçar a derrocada da sua teoria governativa, com a conivência de Passos Coelho e da Troika, que partilham as mesmas ideias deste irresponsável experimentalismo brutal.

E mantêm-se impávidos e serenos como se estivessem a desenvolver um simples exercício académico.
Já não há pachorra!

Reparem na cara do “merdas” do Vitor na conferência de imprensa, enquanto nos atira mais pobreza para cima, sem pestanejar e, não me digam que não vos apetece dar-lhe com um pano encharcado nas trombas…

quarta-feira, 13 de março de 2013

PAPA – FUMO NEGRO


 
Admito que, por razões que se me escapam, nunca percebi porque, sendo os cardeais inspirados pelo Espírito Santo, não escolhem o Papa logo no primeiro escrutínio e por unanimidade.
Mistérios insondáveis!

Para um agnóstico, todo este aparato, com fumo negro, fumo branco, tendo como pressuposto tal inspiração é, no mínimo, um absurdo.
A opulência que a Igreja teima em mostrar, procurando, por essa via, demonstrar o seu poderio, paralelamente aos escândalos financeiros, sexuais e lutas internas pelo poder, contrastam com a intenção expressa do serviço em favor de todos, com especial relevo para aqueles que mais precisam.

Este circo que está montado no Vaticano, permite que a Igreja seja sujeita a um permanente anedotário, como a graça relativa à gaivota que acaba de pousar na chaminé e que, segundo uma fonte bem informada, trata-se de uma secretária enviada pelo Espírito Santo com a indicação do Papa a nomear, visto que a tradicional “pomba” não conseguiu agenda para se deslocar, por ter iguais assuntos importantes noutra galáxia e, não ter sido avisada a tempo da inesperada renúncia de Bento XVI.


                                  

domingo, 10 de março de 2013

DIA CHUVOSO…


O dia continua chuvoso…
Ainda assim, tive de descer à rua, porque já não conseguia ouvir mais as notícias que nos vão dando conta do país que sofre e, da insensibilidade de quem comanda o nosso destino.

Enquanto percorro o parque, vou tentando imaginar se os nossos dirigentes se sentirão afectados com a situação, cada vez mais dolorosa, das famílias deste país que, de um momento para o outro, se viram sem meios de sobrevivência, face ao desemprego crescente, com filhos para alimentar e mandar à escola, coagidos a racionar (quando não a esmolar) os alimentos e a terem de permanecer, humilhadamente em casa, sem trabalho, quer queiram quer não.

Claro que não os afecta, senão não tinham o desplante de, publicamente, afirmarem, sem que a voz lhes trema, de que a solução é pôr todos os desempregados a limpar as matas, ou a baixar ainda mais o Salário Mínimo.

O dia continua chuvoso…
Vou continuando a andar e, agora, o que me vem à cabeça, é a imagem do CARRASCO que, de machado em punho, corta as cabeças e dorme sem remorsos, porque cumpriu a sua obrigação.

E a obrigação, para esta desumana gente, é não estar ao lado do povo indefeso, mas, sim, a de cumprir as ordens dos que, impiedosamente, nos impõem o cadafalso.

O dia continua chuvoso…
Olho para o mundo à minha volta e não sinto nem cheiros, nem sabores, nem deliciosas conversas e as cores tornaram-se todas cinzentas… tudo é triste!

A raiva vai crescendo dentro de mim.

O dia continua chuvoso…
Mas, de repente, o Sol, depois de várias tentativas, rompe definitivamente as nuvens e ilumina de novo o arvoredo.

“A luta tem de continuar”- penso eu – enquanto regresso a casa, animado pelo exemplo do Astro-rei.

                                                               


sexta-feira, 8 de março de 2013

A MULHER


Adão e Eva viviam nos Jardins do Éden quando “comeram” o fruto proibido.
Primeiro Eva, depois Adão.

Segundo a Bíblia, a partir daí, toda a humanidade ficou privada da perfeição.
Surgiu, assim, a tendência inata de pecar, quando, nessa altura, tiveram consciência de que andavam nus.

Esta é a narração!
Ninguém, porém, sabe o que terá, de facto, pensado Adão, tanto mais que, o “pecado original” é, exactamente, o momento crucial em que ele tem, pela primeira vez, a noção da beleza e da perfeição ao olhar Eva em todo o seu esplendor.

Ainda hoje, os homens, enquanto descendentes de Adão, continuam a reconhecer que a MULHER é o ser mais perfeito da criação e, por isso, aqui fica a devida homenagem, neste dia que lhe é consagrado.

                                                                                          Dia Internacional da Mulher, 08 de Março de 2013

quinta-feira, 7 de março de 2013

PERPLEXIDADES- Notícias da Imprensa


*        O Presidente saiu de Belém e disse que ”Nunca pensem que é nos baixos salários que se garante a competitividade das empresas”.
     Passos Coelho, contrariando a proposta do PS de debater em Concertação Social o aumento do Salário Mínimo, afirmou que “quando um país enfrenta um nível elevado de desemprego, a medida mais sensata que se pode tomar é baixar o salário mínimo”.

Ø  PERPLEXIDADE: É cada vez mais difícil perceber se as afirmações do Primeiro- Ministro demonstram Ignorância ou Insensatez.

*        Um homem de 52 anos, no Barreiro, esfaqueou a ex-mulher na zona da nuca. A arma branca ficou espetada na cabeça.
     A mulher foi submetida a uma intervenção cirúrgica.

Ø  PERPLEXIDADE: A arma ficou espetada na cabeça…

*        Os pedidos de despejo através do Balcão Nacional de Arrendamento (BNA) ultrapassaram os 570. O BNA foi criado para possibilitar ao senhorio despejar o inquilino de uma forma rápida e eficaz.

Ø  PERPLEXIDADE: os lugares debaixo das pontes vão esgotar-se rapidamente…

*        O Benfica quer vender Garay e Gaitan para equilibrar as finanças do clube. Querem receber 30 milhões de euros pelos dois.

Ø  PERPLEXIDADE: 30 milhões de euros?

*        É esperado hoje (07/03/13), em Roma, o último Cardeal eleitor. Os Cardeais já presentes (113) no Vaticano, afirmam querer tomar o seu tempo para analisar os problemas que a Igreja Católica enfrenta … “O Conclave deve ser preparado com calma” referiu o Cardeal alemão Walter Kasper.

Ø  PERPLEXIDADE: Como é que, perante este panorama e o facto de nunca ser à primeira votação que o Papa é eleito, o prof. Marcelo venha, publicamente, dizer que a eleição é inspirada pelo Espírito Santo?...

*        A propósito da Tributação sobre Pensões, diz Bagão Felix:
     "Um abuso de poder sobre pessoas quase tratadas como párias e que, na sua larga maioria já não têm qualquer possibilidade de reverter a situação. Uma vergonha imprópria de um Estado de Direito. Um grosseiro conjunto de inconstitucionalidades que pode e deve ser endereçado ao Tribunal Constitucional."

Ø  PERPLEXIDADE: Quando será que o Tribunal Constitucional se pronuncia?
      Não será um caso suficientemente importante e urgente para fazerem horas extras?


quarta-feira, 6 de março de 2013

GASPAR e a POPULARIDADE


Questionado acerca da Manifestação de Sábado passado, Vitor Gaspar disse que “não está preocupado com questões de popularidade”.
Não está, mas deveria estar, porque POPULARIDADE é o “carácter ou qualidade de uma pessoa que tem a simpatia do povo”, o que no caso deste ministro das Finanças não acontece, por razões óbvias.

Mas o que importa salientar desta afirmação de Gaspar é que ela denota a postura deste “técnico” perante a população portuguesa, mesmo que a Manifestação tenha tido a dimensão que teve e, que tenha resultado da situação de desespero a que vamos chegando, mercê das políticas que ele e o Governo nos vão impondo.

Para esta “cambada” no Governo o que os portugueses pensam ou deixam de pensar, sofram ou deixem de sofrer é-lhes completamente indiferente, mau grado a forma crescentemente dolorosa de como vamos ficando cada vez mais pobres e cada vez mais tristes.

Ser popular, portanto, ter ou não ter a simpatia do povo não conta para este Ministro das Finanças.
O que lhe interessa é ser reconhecido em Bruxelas como cumpridor das ordens que lhe dão e, assim, garantir um “tacho dourado” quando daqui for corrido.

Vitor Gaspar, com aquele arzinho de padre de aldeia, já não engana ninguém.

terça-feira, 5 de março de 2013

MIGUEL TORGA



Uma amiga minha - MIM - relembrou-me a frase que aqui reproduzo - como ela diz - pela sua actualidade:

" É um fenómeno curioso:
O país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto.
Falta-lhe o romantismo cívico da agressão.
Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados"

                                                                         Miguel Torga

segunda-feira, 4 de março de 2013

…DE JOELHOS…


Os chamados “especialistas” adoram tornar as suas conversas técnicas para que o vulgar cidadão, ainda que razoavelmente informado, se sinta esmagado com tal “saber”, desista da discussão e se submeta às suas conclusões.
O que acontece, porém, é que tais “profundos conhecedores”, frequentemente, divergem entre si, o que, obviamente, anula a ideia que pretendem passar de que o que eles dizem é que é o indiscutivelmente correcto, porque, como se sabe, perante duas ideias diametralmente opostas, quando muito só uma estará do lado da razão.

É por isso, que não entendo que o facto de o Memorando de Entendimento ter sido elaborado pelos especialistas da Troika se tenha convertido num dogma ao ponto do Primeiro Ministro, mau grado os resultados à vista, continuar a dizer que vamos no rumo certo, porque estamos a cumprir as medidas que estão plasmadas naquele famigerado documento.

É por demais evidente que, com a lógica e consequentes políticas em curso e o ritmo ali definido não vai ser possível
- nem Diminuir o Deficit de forma sustentada
-nem Amortizar a Dívida nos tempos mais próximos

O crescimento económico é condição “sine qua non” para possibilitar qualquer destes objectivos, tanto mais que já está provado que os aumentos dos impostos acima de determinado nível não faz crescer a receita fiscal, mas, pelo contrário, fá-la descer, e os cortes e as receitas extraordinárias não são infinitas.

A complexidade das medidas necessárias impõe que se tenha em conta os reflexos que ocasionam na população e, consequentemente, se avance, mas com os pés assentes no chão, cientes que é preciso salvaguardar a dignidade e sobrevivência de todos os que vivem neste país.
E é preciso ouvi-los! Já lá vai há muito a época do
“Tudo para o povo, embora sem o povo”.

Mas é evidente, que não se altera, uma cada vez mais debilitada economia, de um dia para o outro.
Esta história de que são precisos mais um ou dois anos para que Portugal se possa organizar, de forma sustentada e criar condições para cumprir as suas obrigações para com os credores e, no mínimo, diminuir significativamente o desemprego é pura ilusão.

Para um não especialista, mas com uns bons anos de experiência da vida, tudo o que seja menos de dez anos não é realista e nada ocorrerá de muito diferente do que se tem visto nos últimos dois anos.

O insucesso das políticas seguidas por sugestão da Troika e os resultados obtidos dá-nos argumentos suficientes para nos confrontarmos e exigirmos uma flexibilização, não nos sujeitando a uma incondicional submissão a quem tem como objectivo principal conseguir o nosso empobrecimento, como diz Passos Coelho, “custe o que custar”.

O caminho mais curto para a derrota é enfrentarmos o inimigo de joelhos.


domingo, 3 de março de 2013

A MANIFESTAÇÃO


Dois de Março de 2013, marca o regresso do Povo à rua para manifestar a sua indignação, face à situação insustentável a que chegou a grande maioria das famílias portuguesas.

Mais do que as palavras de ordem que, ordeiramente, aquela multidão gritava, foi para mim importante passear por entre as pessoas e ouvir, unanimemente, o inconformismo e, mesmo, a revolta não só contra as penosas medidas que o Governo nos está a impor, mas, igualmente contra a forma insensível como são anunciadas, sem ter em conta os seus efeitos, nalguns (muitos) casos trágicos e mesmo desumanos, sobre a totalidade da classe média e dos menos desfavorecidos.

Mais uma vez, os portugueses disseram, para quem os quis ouvir, que BASTA, que há que pôr fim a estas políticas de empobrecimento e de sofrimento físico e psicológico, cujos resultados desastrosos estão à vista de todos.

Durante o trajecto, aquela multidão, que se estendia do Terreiro do Paço ao Marquês de Pombal, entre o entoar da “Grândola” do Zeca Afonso e do “Back Out” do Bob Marley, o que mais convictamente gritava era,

“ ESTÁ NA HORA, ESTÁ NA HORA DO GOVERNO SE IR EMBORA”

 logo seguido de  

“GATUNOS, GATUNOS, GATUNOS…”

e, tudo isto, mais uma vez, pacificamente!

Mas os governantes não deviam descurar a sabedoria popular que nos diz:

“Tantas vezes vai o cântaro à fonte, que um dia lá deixa a asa”

ou, noutra versão

“Tantas vezes vai o cão ao moinho, que alguma vez lá lhe fica o focinho…”

sexta-feira, 1 de março de 2013

NÃO SOMOS DESCARTÁVEIS!




Nas T-shirts da APREe, que amanhã iremos usar na Manifestação, pode ler-se:

NÃO SOMOS DESCARTÁVEIS

e, de facto, não o somos!

Amanhã, lá estaremos para provar isso mesmo.

Para além de estarem a roubar o que é nosso, estes governantes
tratam-nos com altivez e desprezo, como se fossemos lixo…

Será que eles não têm pais?
De quem serão eles filhos?

Amanhã, dia 2 de Março, lá estarei.
 Venham daí…