quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

IDA AOS MERCADOS - Antecipação

O Governo resolveu antecipar a ida aos mercados, colocando 2,5 mil milhões de euros em Janeiro, quando tal operação estava prevista para Setembro, altura em que tal valor vai ser aplicado, para pagar empréstimos que então se vencem.

Certamente, houve razões que justificam tal decisão, para além do "folclore", porque é sabido que as condições desta operação resultaram, essencialmente, das medidas adoptadas pelo Banco Central Europeu.

Apenas, por curiosidade, façamos uma simples conta para calcularmos quanto nos custa, em juros, tal antecipação:

2,5 mil milhões x 5% /12 x 8 = +-83,5 milhões de euros

Convenhamos que é muito dinheiro e, até ao momento, ninguém nos disse que efeitos, tal operação (antecipada), vai ter na vida real dos portugueses.

Esta jogada, feita à pressa, só pode ser mais uma nuvem de fumo para esconder os efeitos dos 4 mil milhões  de "cortes"que aí vêm e que iremos todos pagar!




1 comentário:

  1. ... e entretanto, ali para os lados do largo do Rato, o líder do PS, mais conhecido por Seguro (de vida do Governo), muito determinado em mudar a situação do país abre os braços, qual rainha Santa Isabel em pleno milagre das rosas, e com um sorriso cândido pergunta: “Qual é a pressa?”
    Paulo Morais

    ResponderEliminar