segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

LINCOLN – filme


Lincoln é um filme muito interessante que recomendo, vivamente,  e que deve ser visto pelas diversas gerações, permitindo, por essa via, relembrar a uns e dar a conhecer a outros um momento decisivo da História dos Estados Unidos da América e mesmo da civilização ocidental.

Esta “fita” cinematográfica procura mostrar a parte final da Guerra Civil americana, no ano de 1865, conflito esse que resultou, essencialmente, da revolta do Sul, face à decisão do Presidente eleito querer abolir a escravatura.

Abraham Lincoln consegue evitar a secessão mas, para tanto, morreram cerca de 620.000 cidadãos.

É curioso relembrar como algo que para as gerações actuais é banal (a não existência de escravatura), foi, na altura, tão difícil de alcançar.
Já, então, parte dos votos que permitiram que a 13ª Emenda fosse aprovada, foram comprados.

A dada altura do filme, um dos congressistas do “contra” questiona o plenário:
“O que virá a seguir, negros votando?”
E, de seguida, insiste interrogando:
“E se os negros passarem a votar, o que virá depois? Mulheres votando?”
 De imediato, um coro de recusa e indignação é ouvido em todo o Congresso…

Lincoln veio a morrer assassinado!

Nota à margem:
É bom lembrar, a todos que por aqui andam, que os avanços civilizacionais foram obtidos com muita luta e com o sacrifício das vidas de imensos homens e mulheres.
Andar para trás é uma traição à sua memória e um acto irresponsável de pura irracionalidade.

                                                                  

1 comentário:

  1. Olá tio!

    Depois de um período de ausência, por este e por aquele motivo, espero "voltar à carga", começando neste post!

    De facto, o filme, não sendo um épico ou uma obra-prima, dá pelo menos a sensação de que o Spielberg se meteu numa máquina do tempo e conseguiu uma fotografia, uma cenarização, um enquadramento... foras de série! A isto, acrescenta-se uma (novamente) interpretação mítica de Daniel Day-Lewis e do restante elenco.

    Esta é, pessoalmente, uma parte da história que mais gosto (americana e mundial) porque Abraham Lincoln tem um percurso de vida absolutamente delicioso e que justifica muitos dos acontecimentos.

    Li o livro que está na base deste filme, um ensaio político da capacidade de Lincoln e dos seus pares... é, de facto, um episódio político e histórico muito importante! É uma âncora para os dias de hoje onde começa a haver um "gap" geracional muito grande, vazios de referências históricas e ignorância social. Este filme engloba tudo isso e não estamos assim tão distantes daquela realidade.

    Não há hoje, mesmo com os defeitos que Lincoln teria, um actor político que consiga refundar uma sociedade (global, actualmente) nem fazer a diferença tão necessária, como fez o "o bom e velho Abe"! Lenhador, carteiro, advogado e presidente!

    ResponderEliminar