segunda-feira, 5 de março de 2012

AS "COISAS" COMEÇAM A MUDAR! - 2º Capítulo

É importante acompanhar de perto o evoluir dos acontecimentos e constatar que a opinião que temos de que
a Alemanha "utiliza a crise para reforçar a sua economia à custa dos outros", é agora partilhada por muitos, que já vão referindo se François Hollande for eleito, "teremos que começar por reparar os danos",  citando a politóloga Sabine von Oppeln.


ESTADOS-MEMBROS



ALEMANHA

Angela Merkel já contraria François Hollande

5 março 2012
Presseurop
Der Spiegel, Der Standard, Libération
"Conluio contra Hollande", anuncia esta segunda-feira Der Spiegel, revelando que a chanceler alemã pactuou com diversos parceiros europeus em não receber François Hollande, o candidato socialista à Presidência da França. O italiano Mario Monti, o espanhol Mariano Rajoy e o britânico David Cameron ter-se-ão juntado a esta aliança secreta. Merkel agiu por desconfiança em relação à sua política europeia. Hollande anunciou a sua intenção de, caso vença as eleições, renegociar o pacto orçamental que acaba de ser assinado em Bruxelas.
Na opinião do Standard, esta "estranha conspiração” demonstra que os chefes dos governos conservadores na Europa consideram que o seu domínio político está a enfraquecer. Pouco gentil para com Angela Merkel, este jornal diário afirma:
Tudo isto é transparente. O golpe falhou. A chanceler não poderia ter feito melhor coisa para ajudar Hollande. Os franceses estão fartos das promessas não cumpridas e dos gestos de submissão de Sarkozy. Sem falar da grande maioria, que não quer deixar que Berlim lhe imponha o próximo Presidente.
O facto de Merkel se apoiar em Cameron (que regularmente a contraria em relação ao euro) e Rajoy (que acaba de anunciar que fará rebentar o défice espanhol) mostra como está enfraquecida. Ignorar desta forma o possível próximo Presidente do parceiro mais importante, revela uma falta de instinto como já não se via há décadas.
Em Paris, Libération realça que esta rutura aparece no momento em que, numa sondagem, 41% dos franceses questionados afirmam estar convencidos que a Alemanha "utiliza a crise para reforçar a sua economia à custa dos outros"... Se François Hollande for eleito, "teremos que começar por reparar os danos", afirma este jornal diário, citando a politóloga Sabine von Oppeln. Tanto mais que, em 2007, dois meses antes do escrutínio anterior, Angela Merkel recebeu a candidata socialista, Ségolène Royal, com uma conferencia de imprensa conjunta e aperto de mãos em frente às câmaras.

Sem comentários:

Enviar um comentário