domingo, 18 de março de 2012

PAI – Se por aqui andasses…


Olá Pai!

Se por aqui andasses, fazias hoje 99 anos.
Partiste, porém, há 11 anos, não por tua livre e espontânea vontade, porque, agarrado como eras à vida, se dependesse de ti, ainda cá estavas.

 Se por aqui andasses, certamente estarias desapontado com o rumo que este país está a tomar, tu, que tanto vibraste com a restauração da liberdade e com a expectativa de, finalmente, todo este povo poder ter uma vida melhor, sem receios de voltar à pobreza e às desigualdades de oportunidades entre os que muito têm e os que, dificilmente, sobrevivem.

Se por aqui andasses, estarias, certamente, ao lado dos que diariamente lutam, à semelhança do que tu e a mãe fizeram, para proporcionarem aos filhos a possibilidade de se formarem e poderem, assim, constituir a sua própria família, sem esta permanente incerteza quanto ao dia de amanhã, que torna a vida não num prazer, mas sim numa angústia permanente.

Se por aqui andasses, terias hoje, à tua volta, todos os teus descendentes e afins, e, de certeza te irias sentir muito feliz ao confirmares que os teus objectivos de vida se afirmaram para lá da tua própria existência, graças à tua capacidade de luta, ao teu espírito empreendedor, à tua perseverança e à ajuda incondicional da tua companheira de sempre.

Se por aqui andasses, ou onde quer que estejas, gostaria que soubesses que te estou grato e, que te recordo como um exemplo de um homem que viveu a vida com gosto, que lutou e venceu.

Até não sei quando…

Carcavelos, 18 de Março de 2012

3 comentários:

  1. Assim eu pudesse recordar o meu....
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Hoje, DIA DO PAI, apetece-me homenagear todos aqueles que contribuiram para que pudessemos, nós MÃES, concretizar um dos nossos objectivos de vida, que é o de ter FILHOS.
    Po isso mesmo, através do poema de António Gedeão " ESTRELA DA MANHÃ ", relembro, com ternura, quanto os PAIS são importantes na construção da nossa felicidade.


    ESTRELA DA MANHÃ

    Numa qualquer manhã, um qualquer ser,
    vindo de qualquer pai,
    acorda e vai.
    Vai.
    Como se cumprisse um dever.

    Nas incógnitas mãos transporta os nossos gestos;
    nas inquietas pupilas fermenta o nosso olhar.
    E em seu impessoal desejo latejam todos os restos
    de quantos desejos ficaram antes por desejar.

    Abre os olhos e vai.

    Vai descobrir as velas dos moinhos
    e as rods que os eixos movem,
    o tear que tece o linho,
    a espuma roxa dos vinhos,
    incêncio na face jovem.

    Cego, vê, de olhos abertos.
    Sozinho, a multidão vai com ele.
    Bagas de instintos despertos
    ressuma-lhe à flor da pele.

    Vai, belo monstro.
    Arranca
    as florestas com os teus dentes.
    Imprime na areia branca
    teus voluntariosos pés incandescentes.

    Vai

    Segue o teu meridiano, esse,
    o que divide ao meio teus hemisférios cerebrais;
    o plano de barro que nunca endurece,
    onde a memória da espécie
    grava os sonos imortais.

    Vai

    Lábios húmidos do amor da manhã,
    polpas de cereja.
    Desdobra-te e beija
    em ti mesmo a carne sã.

    Vai

    À tua cega passagem
    a convulsão da folhagem
    diz aos ecos
    «tem que ser».

    O mar que rola e se agita,
    toda a música infinita,
    tudo grita
    «tem que ser».

    Cerra os dentes, alma aflita.
    Tudo grita
    «Tem que ser».

    ResponderEliminar
  3. Avô,

    Faço minhas as palavras do meu Pai.

    Também para mim foste e ês uma referência, e ainda ontem comentei com o meu marido que era o dia do teu aniversário (só não sabia que eram 99...!!!).

    Os momentos que passei contigo, as histórias que me contavas (algumas com acrescida fantasia), a experiência de vida que partilhaste comigo influenciaram em muito aquilo que sou hoje. Há medida que o tempo passa mais acredito nessa "passagem de testemunho"!

    É obvio que muito devo aos meus pais, que me ensinaram, passaram valores, proporcionaram a minha VIDA...mas há muita coisa que vem de ti...há coisas que não se explicam!

    Aliás, não sei se é presunção mas acho que sou mais parecida contigo que o teu próprio filho (exceto a posar para as fotos, quando se está doentinho, ....ou até na "surdez"...). Mas, afinal o teu próprio filho é o meu Pai, por isso muito obrigada também por teres tido um filho assim!

    Parabéns ao Avô e ao Pai pois hoje é "Dia do Pai" e vocês os dois são muito especiais!

    Bjs
    Alice

    ResponderEliminar