domingo, 3 de março de 2013

A MANIFESTAÇÃO


Dois de Março de 2013, marca o regresso do Povo à rua para manifestar a sua indignação, face à situação insustentável a que chegou a grande maioria das famílias portuguesas.

Mais do que as palavras de ordem que, ordeiramente, aquela multidão gritava, foi para mim importante passear por entre as pessoas e ouvir, unanimemente, o inconformismo e, mesmo, a revolta não só contra as penosas medidas que o Governo nos está a impor, mas, igualmente contra a forma insensível como são anunciadas, sem ter em conta os seus efeitos, nalguns (muitos) casos trágicos e mesmo desumanos, sobre a totalidade da classe média e dos menos desfavorecidos.

Mais uma vez, os portugueses disseram, para quem os quis ouvir, que BASTA, que há que pôr fim a estas políticas de empobrecimento e de sofrimento físico e psicológico, cujos resultados desastrosos estão à vista de todos.

Durante o trajecto, aquela multidão, que se estendia do Terreiro do Paço ao Marquês de Pombal, entre o entoar da “Grândola” do Zeca Afonso e do “Back Out” do Bob Marley, o que mais convictamente gritava era,

“ ESTÁ NA HORA, ESTÁ NA HORA DO GOVERNO SE IR EMBORA”

 logo seguido de  

“GATUNOS, GATUNOS, GATUNOS…”

e, tudo isto, mais uma vez, pacificamente!

Mas os governantes não deviam descurar a sabedoria popular que nos diz:

“Tantas vezes vai o cântaro à fonte, que um dia lá deixa a asa”

ou, noutra versão

“Tantas vezes vai o cão ao moinho, que alguma vez lá lhe fica o focinho…”

1 comentário:

  1. Maria Emília Paulos3 de março de 2013 às 19:30

    2 de MARÇO DE 2013 - GRANDE MANIFESTAÇÃO! Dizem que o povo português é pacífico, que não é violento, e que tem uma grande capacidade de aceitar a austeridade, tendo como objectivo a melhoria da economia do país e consequente melhoria social.
    Em quase 2 anos de dolorosa austeridade, verificamos que a economia do país está muito pior, a dívida aumenta assustadoramente, e a situação social da grande maioria dos portugueses degrada-se de dia para dia.
    A miséria já é patente, não só nos mais desfavorecidos, como da classe média que está a ser destruída.
    A MANIFESTAÇÃO de ontem é demonstrativa da vontade firme de pôr ponto final a esta governação. Os portugueses, de todos os grupos etários, de todas as classes sociais, estão unidos num ponto: BASTA de incompetência, BASTA de insensibilidade social, BASTA de nos quererem humilhar, BASTA, BASTA, BASTA, rua com este governo. TEMOS QUE ACABAR COM ELES, ANTES QUE ELES ACABEM CONNOSCO:

    ResponderEliminar