quarta-feira, 13 de março de 2013

PAPA – FUMO NEGRO


 
Admito que, por razões que se me escapam, nunca percebi porque, sendo os cardeais inspirados pelo Espírito Santo, não escolhem o Papa logo no primeiro escrutínio e por unanimidade.
Mistérios insondáveis!

Para um agnóstico, todo este aparato, com fumo negro, fumo branco, tendo como pressuposto tal inspiração é, no mínimo, um absurdo.
A opulência que a Igreja teima em mostrar, procurando, por essa via, demonstrar o seu poderio, paralelamente aos escândalos financeiros, sexuais e lutas internas pelo poder, contrastam com a intenção expressa do serviço em favor de todos, com especial relevo para aqueles que mais precisam.

Este circo que está montado no Vaticano, permite que a Igreja seja sujeita a um permanente anedotário, como a graça relativa à gaivota que acaba de pousar na chaminé e que, segundo uma fonte bem informada, trata-se de uma secretária enviada pelo Espírito Santo com a indicação do Papa a nomear, visto que a tradicional “pomba” não conseguiu agenda para se deslocar, por ter iguais assuntos importantes noutra galáxia e, não ter sido avisada a tempo da inesperada renúncia de Bento XVI.


                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário