segunda-feira, 10 de outubro de 2011

JOVENS / Prevenir…


Agora que a escola recomeçou, recordo-me de ter lido, há algum tempo, que uma professora de Leiria fez um estudo sobre o peso das mochilas que os alunos levam para a escola e concluiu que, sobretudo, a partir do 5º ano, tal equivale, na maioria dos casos, a mais de um quarto do peso do próprio corpo.
Esta prática causa efeitos muito nefastos nos discos da coluna vertebral, ocasionando dores nas costas e outras perturbações físicas que, normalmente, só se manifestam na adolescência ou mesmo já quando adultos.

Preocupados com o desempenho escolar dos nossos jovens, muitas vezes descuramos a sua saúde física, não nos apercebendo que ambas são essenciais para que atinjam, no futuro, um bem-estar pleno.

Um contributo importante para que tal objectivo seja conseguido é a actividade física, onde se aliam o prazer lúdico e o desenvolvimento harmonioso do corpo.

Eis, pois, uma boa razão, não só para deixarmos que os nossos jovens pratiquem o desporto que mais preferem, mas também para os incentivar, com redobrado entusiasmo, contribuindo, assim, para que as próximas gerações sejam constituídas por saudáveis e alegres vencedores.

Sem comentários:

Enviar um comentário