quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DITADURA DISFARÇADA




O Sistema Capitalista ocasiona a acumulação do capital.
Se nada for feito, com o tempo, os meios disponíveis, vão passando para as mãos de uns quantos, que, quanto mais têm mais querem.
Se o Estado não intervier ou, se bem pelo contrário, proteger e até incentivar tal desiderato, a tendência será para alargar o fosso entre os detentores do capital e os que vivem do mero resultado do seu trabalho.

O que aconteceu, nos últimos tempos, no mundo ocidental, com especial incidência na Europa, com a especulação desenfreada, é a prova, irrefutável, disso mesmo.
Defendendo as virtualidades da pobreza, os governantes, via aumento dos impostos, vão “roubando” os escassos recursos das classes médias e dos mais desfavorecidos, pondo mesmo em causa a sua própria sobrevivência.

A Democracia, que, em princípio, permite a escolha dos que nos governam, tem vindo a ser adulterada na medida em que os eleitos não cumprem, minimamente, as promessas eleitorais que fazem nos programas que apresentam aos cidadãos.

Quando tal assim sucede, como é o caso actual, em que as elites políticas fazem o que querem e, sem escrúpulos, protegem os que mais têm, levando o povo a caminho de uma vida miserável, de sofrimento permanente e sem esperança, a Democracia perde eficácia e mesmo legitimidade, tudo funcionando como se se tratasse de uma “DITADURA DISFARÇADA”.

Quando se atinge tal estado, a solução que resta é “derrubar” os ditadores, se for preciso pela força e, revolucionar o sistema, tornando-o controlável e mais justo.

Se os dirigentes continuarem apenas a dizer que não são surdos, nem cegos, mas a olharem para o lado e a fazerem ouvidos de mercador, temo bem, que, por este andar, seja esse o caminho que poderemos vir a percorrer …

1 comentário:

  1. Considero que este governo está moribundo, está já nos cuidados paliativos, pois já não há qualquer esperança na sua regeneração ou melhoras.
    Um governo, que não tem feito outra coisa , senão beneficiar os mais fortes em detrimento dos mais fracos, cuja política do " CUSTE O QUE CUSTAR " é o seu lema, que mente sistematicamente aos portugueses, sem qualquer pudor,fatalmente, tem os dias contados.
    Os portugueses aguentaram estoicamente demasiada austeridade, com medidas elaboradas em cima do joelho, sem qualquer tipo de preocupação pela miséria que está a arrastar a maioria das famílias deste país. Esta (des)governação está a destruir a classe média e, não tem consciência que esta classe é o sustentáculo da democracia, é um suporte fundamental para que as sociedades possam evoluir.( A História deveria servir para os alertar, mas também é necessário que a conheçam ).
    Se é verdade que o governo recuou face à TSU, também é verdade que foi a grandiosa manifestação de 15 deste mês e, conjuntamente, a oposição de toda a sociedade em geral, que os fez recuar.
    Hoje, o governo está reunido para analisar a situação económica/financeira em que o país se encontra e, decidir a aplicação de outros impostos em substituição da TSU e não só.
    Infelizmente, não pressinto nada de bom, isto é, que as medidas que vão ser anunciadas sejam melhores para os portugueses. Penso que o peso dos impostos que vão querer aplicar sejam equivalentes ao anteriormente anunciado, ou, pior ainda, se apresentem mais pesados. Esperemos para ver até onde vai a incompetência, a desumanidade destes jotinhas e afins...

    ResponderEliminar